Você já pensou na possibilidade de realizar o controle de ponto pelo celular? Essa é uma prática que, além de permitida, é recomendada na atualidade!
Apesar de grande parte dos processos gerenciais contarem com funcionalidades para celulares, ainda existem muitas dúvidas sobre a realização do controle de ponto via Smartphone. Por isso, nesse artigo iremos explicar sobre a lei que permite a utilização de celulares para essa função e também como funciona a marcação de ponto via app! Confira:
O que diz a lei sobre o controle de ponto pelo celular?
Administrar o controle de ponto pelo celular é legal e regularizado de acordo com a Portaria 671 do Ministério do Trabalho e Emprego. Essa portaria permite a utilização de sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho, ou seja, é possível realizar o controle de ponto sem que seja necessário a utilização de um relógio de ponto tradicional.
Além de autorizar o uso de maneiras alternativas de marcação de ponto, essa portaria também regulamenta esse processo. Sendo assim, algumas questões específicas devem ser seguidas para que o uso do celular seja possível para essa finalidade:
- O aplicativo no celular não pode contar com uma função de marcação automática de horários;
- Esses softwares não podem restringir a marcação do ponto;
- Os dados devem ser seguros e não podem ser corrompidos por nenhuma parte;
- O aplicativo deve apresentar identificação do empregador e do empregado
Como funciona o controle de ponto pelo celular?
O controle de ponto pelo celular funciona a partir de um software instalado no dispositivo. Ao iniciar a jornada de trabalho, o colaborador acessa esse aplicativo e registra o seu ponto e repete esse processo ao término da jornada e durante as pausas que fizer, como a saída e a volta do almoço, por exemplo.
Esses registros são armazenados por um banco de dados e enviados ao painel de gerenciamento da empresa. Então, profissionais da gestão de pessoas da empresa realizam o processo de controle da jornada de trabalho.
Lembrando também que deve existir um comprovante após todo esse processo. Ao registrar o ponto, o aplicativo deve informar ao funcionário que o processo foi concluído com sucesso. Em alguns casos, ainda é gerado um lembrete (que pode ser via e-mail, SMS ou notificação push up), que serve como comprovante para o trabalhador.
Quais as vantagens do controle de ponto pelo celular?
Além de agilidade e sofisticação, a prática da marcação de ponto via celular possibilita outras grandes vantagens para as empresas. A seguir destacamos alguns desses benefícios:
Praticidade: com as novas formas de trabalho, é necessário contar com ferramentas para controlar a jornada de trabalho de profissionais em outros ambientes e até mesmo outras localidades. Assim, sua empresa pode adotar o regime híbrido ou mesmo home office sem ter problemas com o Ministério do Trabalho ou mesmo com os processos internos.
Redução de erros: erros de cálculo de horas extra, banco de horas ou mesmo registros faltantes são comuns em empresas que ainda contam com métodos tradicionais de controle de ponto. Enfim, com um aplicativo, esses erros se reduzem e o processo acontece de forma mais fluida e eficiente.
Dados estratégicos: com a utilização do controle de ponto via celular, seu RH pode utilizar os dados do registro de forma estratégica. Com rapidez no acesso às informações é possível entender o comportamento dos trabalhadores, calcular a produtividade e planejar ações para que times operem de forma mais eficiente dentro da empresa.
Agora que você sabe que é possível realizar o controle de ponto pelo celular, é o momento de analisar os processos atuais da sua empresa!
Gostou do artigo? Confira nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como esse! 🙂