Você já ouviu falar sobre blitzscaling? Se você quer que seu negócio cresça, provavelmente já!
Todas as empresas precisam de estratégias para que sejam capazes de se desenvolver e o blitzscaling é uma das maneiras de se destacar no mercado.
Pense em um cenário em que um gestor propõe seguir a mesma estratégia de crescimento de empresas como Facebook e Netflix, por exemplo. Difícil dizer não, certo?
O modelo tem como ideal mudar a realidade do seu negócio rapidamente, com foco no crescimento acelerado pela resolução de problemas que deixam os processos lentos e incertos.
Quer saber mais? Continue lendo o artigo!
Conceito
O que significa “Blitzcaling”, afinal?
O conceito originou-se na Segunda Guerra Mundial e deriva da técnica utilizada pelo exército alemão para dominar terrenos.
A palavra original é “blitzkrieg” que traduz para “guerra relâmpago”, na qual se aposta tudo para ganhar ou perder a batalha.
Apesar da referência, essa é uma técnica muito utilizada por empresas grandes com o intuito de crescer em uma taxa maior que seus concorrentes, dominando o mercado.
Dessa forma, ao aplicar esse conceito na prática, o empreendimento não possui “fases de teste”, partindo direto para a ação, levando inovação ao mercado de forma muito mais ágil e eficaz que seus concorrentes.
Como funciona
O criador dessa estratégia é Reid Hoffman, fundador do LinkedIn e membro do conselho da Endeavor Global. Hoffman relata que o Blitzscaling é a “ciência de construir empresas rapidamente com foco no mercado global”.
A metodologia possui cinco etapas de crescimento:
- Família;
- Tribo;
- Vila;
- Cidade;
- Nação.
Para crescer rapidamente, é preciso adaptar-se com as coisas diferentes da rotina, o que não quer dizer que você não tentará resolver essas questões, porém, dedicará seu tempo ao que realmente é importante para a sua empresa.
Também é importante ressaltar que não há um padrão para ser aplicado a qualquer negócio. Cada empresa deve ter suas próprias questões e prioridades.
Para quem o Blitzscaling é aconselhado?
Depois de analisar o conceito e as etapas do Blitzscaling, chegou o momento de entender para quem essa estratégia é recomendada.
Atualmente, quando conquistar terreno é extremamente estratégico na guerra pelo público consumidor, alguns tipos de empresas estão abrindo os olhos para essa estratégia. As principais são:
- Empresas de tecnologia;
- Startups;
- Empreendedores;
- Investidores;
- Organizações de capital venture.
O Blitzscaling é uma maneira de fazer a sua empresa crescer e rapidamente ganhar mercado. Ainda que você não estime uma multinacional futuramente, com certeza existe muita sabedoria para se aprender com a técnica.
Lógico que conseguir atender a escalas exponenciais não é uma tarefa simples e passar de etapas antes da hora pode ser uma atitude um tanto quanto perigosa para a segurança financeira da sua empresa.
Sendo assim, é importante focar numa estratégia escalável de forma organizada e eficiente.
E aí, curtiu? Compartilhe com alguém e confira nossos outros artigos:
sonodaponto.com.br/blog/