Blitzscaling

Compartilhe:

Você já ouviu falar sobre blitzscaling? Se você quer que seu negócio cresça, provavelmente já!

Todas as empresas precisam de estratégias para que sejam capazes de se desenvolver e o blitzscaling é uma das maneiras de se destacar no mercado.

Pense em um cenário em que um gestor propõe seguir a mesma estratégia de crescimento de empresas como Facebook e Netflix, por exemplo. Difícil dizer não, certo?

O modelo tem como ideal mudar a realidade do seu negócio rapidamente, com foco no crescimento acelerado pela resolução de problemas que deixam os processos lentos e incertos.

Quer saber mais? Continue lendo o artigo!

Blitzcaling mostra como crescer rapidamente e dominar o mercado.

Conceito

O que significa “Blitzcaling”, afinal?

O conceito originou-se na Segunda Guerra Mundial e deriva da técnica utilizada pelo exército alemão para dominar terrenos.

A palavra original é “blitzkrieg” que traduz para “guerra relâmpago”, na qual se aposta tudo para ganhar ou perder a batalha.

Apesar da referência, essa é uma técnica muito utilizada por empresas grandes com o intuito de crescer em uma taxa maior que seus concorrentes, dominando o mercado.

Dessa forma, ao aplicar esse conceito na prática, o empreendimento não possui “fases de teste”, partindo direto para a ação, levando inovação ao mercado de forma muito mais ágil e eficaz que seus concorrentes.

Como funciona

O criador dessa estratégia é Reid Hoffman, fundador do LinkedIn e membro do conselho da Endeavor Global. Hoffman relata que o Blitzscaling é a “ciência de construir empresas rapidamente com foco no mercado global”.

A metodologia possui cinco etapas de crescimento:

  • Família;
  • Tribo;
  • Vila;
  • Cidade;
  • Nação.

Para crescer rapidamente, é preciso adaptar-se com as coisas diferentes da rotina, o que não quer dizer que você não tentará resolver essas questões, porém, dedicará seu tempo ao que realmente é importante para a sua empresa.

Também é importante ressaltar que não há um padrão para ser aplicado a qualquer negócio. Cada empresa deve ter suas próprias questões e prioridades.

Para quem o Blitzscaling é aconselhado?

Depois de analisar o conceito e as etapas do Blitzscaling, chegou o momento de entender para quem essa estratégia é recomendada.

Atualmente, quando conquistar terreno é extremamente estratégico na guerra pelo público consumidor, alguns tipos de empresas estão abrindo os olhos para essa estratégia. As principais são:

  • Empresas de tecnologia;
  • Startups;
  • Empreendedores;
  • Investidores;
  • Organizações de capital venture.

O Blitzscaling é uma maneira de fazer a sua empresa crescer e rapidamente ganhar mercado. Ainda que você não estime uma multinacional futuramente, com certeza existe muita sabedoria para se aprender com a técnica.

Lógico que conseguir atender a escalas exponenciais não é uma tarefa simples e passar de etapas antes da hora pode ser uma atitude um tanto quanto perigosa para a segurança financeira da sua empresa.

Sendo assim, é importante focar numa estratégia escalável de forma organizada e eficiente.

E aí, curtiu? Compartilhe com alguém e confira nossos outros artigos:
sonodaponto.com.br/blog/

Que tal receber uma notificação sempre que lançarmos um novo artigo ou atualização? Assine nossa Newsletter agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter agora