Excesso de horas extras não necessariamente significa maior produtividade. Muitas empresas acabam tendo muitos problemas financeiros por conta de despesas não planejadas com horas extras, seja por falta de controle de horas trabalhadas ou pela ausência de uma gestão eficiente da jornada de trabalho dos colaboradores.
O limite máximo de horas extras definido pela CLT é de 2 horas, que devem ter 50% do valor da hora padrão acrescidos. Confira a seguir algumas dicas para administrar melhor o tempo de trabalho dos funcionários.
Como diminuir o excesso de horas extras?
1. Entender o que está acontecendo
Para saber o motivo do excesso de horas extras na empresa, é preciso primeiro analisar os horários de trabalho de cada colaborador. Através do ponto eletrônico, a equipe de recursos humanos é capaz de controlar as horas extras dos funcionários, o que possibilita entender se realmente há necessidade de estender a jornada de trabalho e qual a contribuição disso nos resultados da empresa. Para isso, é fundamental que o gestor conheça bem sobre os processos da organização e saiba os picos de maior produtividade que demandam tempo extra de trabalho.
2. Motivação da equipe
Não é fácil ter acesso a todas as informações do andamento das tarefas e processos realizados dentro da empresa todos os dias, o que significa que contar com a contribuição da equipe inteira é fundamental para saber se o problema está no volume de trabalho ou na maneira como o trabalhador maneja seu tempo. Sabendo disso, a equipe de recursos humanos consegue localizar os problemas e definir ações que possam ajustar os horários e a alinhar as tarefas diárias.
3. Metas que podem ajudar a reduzir o excesso de horas extras
Prorrogar o horário de trabalho com frequência pode deixar a equipe desmotivada, sem contar que aumenta o índice de afastamentos, rotatividade de funcionários e diversos outros problemas causados pelo excesso de horas extras. Uma das soluções para resolver este problema é criar metas de trabalho. Além de reduzir o pagamento de horas extras, também acaba com o pagamento de encargos trabalhistas.
4. Banco de horas
Implementar o banco de horas é benéfico tanto para os colaboradores quanto para os gestores, já que permite utilizar o sistema de compensação de horas. Dessa forma, é possível compensar o excesso de horas extras com a diminuição dessa carga em outros dias. Isso permite folgas ou saídas antecipadas, quando necessário. A implementação do banco de horas deve ser regulamentada por acordo coletivo, de forma que a compensação do excesso de horas trabalhadas possa ser acompanhado pelo sindicato da classe e regido pelas normas vigentes.